Pesquisar este blog

Wikipedia pesquisa

Resultados da pesquisa

Translate

Seguidores

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cidade das Artes

Cidade de Montenegro - RS
HISTÓRIA DA CIDADE
Montenegro surgiu pela divisão de terras de fazendeiros que povoaram a região por volta de1740. Depois dos pioneiros colonizadores portugueses, paulistas e açorianos, chegaram os imigrantes alemães e italianos. As famílias que eram enviadas para as colônias novas, ao invés de seguir até a serra, optaram por se estabelecer em Montenegro, a partir do rio Caí.


Originalmente Montenegro integrava a Vila de Porto Alegre. Por volta de 1835 o território Rio Grandense já contava com novas subdivisões. Montenegro, à época chamada de Porto das Laranjeiras, era então distrito de Vila de Triunfo. Em cinco de maio de 1873, com o desmembramento de Triunfo, nascia a freguesia de São João de Monte Negro, instalada oficialmente em quatro de agosto de 1873.

A Vila de São João de Monte Negro foi elevada à categoria de cidade em 14 de outubro de 1913, com a denominação de São João de Montenegro. Em 1938 a Divisão Administrativa e Judiciária do Rio Grande do Sul finalmente apresentava o município com o nome de Montenegro.

FERROVIA - ESTAÇÃO DA CULTURA - MAN
A cidade contava com trilhos da Rede Ferroviária Federal, vinda do braço de São Leopoldo. A ferrovia de Montenegro foi inaugurada em 1909. A linha férrea levou progresso e desenvolvimento a toda a região de Montenegro. Foi a viação férrea que deu largo impulso a outros municípios da região, tais como Maratá, Salvador do Sul e Barão. A Estação férrea de Montenegro expandiu-se, recebeu reformas e melhorias em 1932 e depois de novo em 1950. O movimento de cargas e passageiros nesta região do Caí foi desativada no final da década de 1960. O prédio da estação Montenegro foi restaurado para abrigar um centro cultural na cidade. Quando estiver pronta a obra de restauração, deverá estar à disposição da comunidade um amplo complexo de lazer e cultura com cerca de 45 mil metros quadrados.
Museu Histórico
O acervo ultrapassa 10.000 itens, incluindo objetos e fotografias. Parte dele está exposto no prédio, remontando cenas que remetem a situações que já fizeram parte do cotidiano. O Museu foi criado em 24-06-1978, como Museu Histórico Municipal. A alteração do nome ocorreu em 31-03-2006, em homenagem a uma das fundadoras. 

Dotado de 3 pisos estacionamento próprio oferecendo conforto aos visitantes em termos gerais
FERROVIA - ESTAÇÃO DA CULTURA – MAM – Museu de Arte
 

7 comentários:

  1. Gracias por seguir mi blog. Sigo el tuyo, que me parece muy interesante, un saludo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Neci!

    O site é muito organizado,adorei as suas telas e suas fotos.Obrigada por apresentar para nós leitores Montenegro,eu por exemplo não a conhecia,agradeço a oportunidade.


    Um grande abraço
    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por me ter adicionado ao google+, possibilitando-me conhecer seus espaços.
    Você me apresentou a cidade e sua história, em uma bela postagem. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Neci! Acho muito importante preservar a história, já que fazemos parte dela e ela, de nós. O Museu daí é muito parecido em arquitetura com o museu Imperial de Petrópolis. Linda postagem!

    ResponderExcluir
  5. Oi Neci
    Quando fica seguidor de um blog, costuma deixar comentário, não sei o que você achou do meu que é meio aloprado e o seu todo organizadinho e legal
    .Resgatar a história da cidade onde nascemos é obrigação de cada cidadão, mas não é isso que acontece, poucas pessoas são como você.
    Sigo também, se precisar de alguma coisa, no meu blog tem meu e-mail e lhe digo Rio Grande do Sul é um dos Estados que mais me visita.
    Obrigada e deixe uma explanação no meu blog, para saber o que achou dele.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  6. olá NECI.

    Sou seu mais novo seguidor.

    A blogosfera precisa mesmo de trabalhos iguais ao seu, aqui demonstrado e culturalmente, muitisimo importante para o crescimento de todos nós.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  7. Olá Neci, vim visitar o teu blog e gostei muito! Parabéns pelo teu talento artístico, tuas obras são belissimas! Adorei!!!Te sigo!
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Obrigada e volte sempre!